Uma aula de alongamento musicado marcou a manhã dos profissionais de saúde vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que estão mobilizados para a vacinação contra a Covid-19 no Distrito Sanitário Cabula/Beiru. A atividade foi conduzida pelo educador físico Thiago Santana, nesta quarta-feira (31), no ponto de vacinação da Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC), no Cabula.

Santana é servidor público do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), lotado na Unidade de Saúde da Família (USF) Professor Humberto Castro Lima, em Pernambués. Ele relatou que, devido à pandemia, o trabalho regular de prática corporal que ele desenvolve com pacientes de hipertensão, diabetes e obesidade na USF tem sido feito de maneira remota.

No entanto, foi convocado pelo subcoordenador de Vigilância e Saúde do Distrito Cabula/Beiru, o enfermeiro Wellington Costa, para realizar sessões de alongamento para estes profissionais. “Wellington idealizou essa iniciativa como forma de reduzir o desgaste físico e emocional dos profissionais que atuam nessa maratona de vacinação. Através do alongamento musicado, trabalho com relaxamento corporal e respiração, visando à saúde mental desse trabalhador”, explicou Thiago Santana.

Dinâmica – O alongamento, que tem duração de 20 minutos, é executado com movimentos lentos dos membros superiores e inferiores, cervical, ombro, quadril e respiração profunda. Tudo isso desenvolvido ao som de músicas com ritmo compassado e melodias doces, como alguns louvores. 

Para o educador físico, o exercício é um benefício importante neste momento, pois a rotina da imunização é muito exigente. “Começamos às 7h, quando chegam as vacinas, e seguimos até as 17h. Nossa equipe tem 30 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e agentes comunitários. Vacinamos 800 pessoas por dia, sete dias por semana. É cansativo, exige muita atenção, dificulta o convívio familiar, mas trabalhamos com alegria, porque lutamos para a vida voltar ao normal mais rápido”, assinalou.