A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) tem reforçado, desde a semana passada, a atuação na região do Mercado Popular de Água de Meninos, popularmente conhecido como Mercado do Peixe, para ordenamento do trânsito no local, sempre das 03h às 17h. A operação, que conta com 48 agentes, visa organizar o fluxo de veículos e pedestres na região devido à grande procura por pescados para a Semana Santa.

A operação fiscaliza, por exemplo, os veículos grandes de carga, que por vezes passam do horário permitido de permanência, que é às 6h. Além disso, por medida de precaução para que não haja maior movimentação, foi feito o fechamento da Ladeira da Água Brusca, evitando a passagem de mais carros na localidade.

Os agentes, que atuam com apoio de cinco viaturas e três motocicletas, permanecem o tempo todo no local alertando os motoristas que respeitem o estacionamento, permitido apenas na Zona Azul e também ao lado do mercado. O superintendente do órgão, Marcus Passos, informou que apenas uma remoção foi feita – a de um veículo em local impróprio.

“A nossa intenção não é notificar, mas orientar, pedir que respeitem os estacionamentos. No entanto, inevitavelmente, algumas pessoas agem de forma imprudente, estacionando na via principal. Estes são notificados e possivelmente os veículos removidos para o pátio do órgão”, declarou Passos.

A ação da Transalvador no Mercado Municipal de Água de Meninos prossegue até a sexta-feira (2). Durante todo o final de semana, efetivos do órgão estarão nas ruas, auxiliando nas demais operações das demais autarquias da Prefeitura.

Demais órgãos – Desde a segunda-feira (29), a Prefeitura tem intensificado as ações no Mercado Popular de Água de Meninos e entorno, com ações também na Feira de São Joaquim, com o objetivo de evitar as aglomerações na região devido à procura pelos produtos da ceia de Sexta-feira Santa. A força-tarefa é coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e reúne diversos órgãos municipais.

Com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), disciplinadores de fila foram colocados na entrada do mercado, controlando assim a quantidade de pessoas que entram no local. A Semop também coibiu a atuação de ambulantes não licenciados no entorno. Através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), está sendo feita a higienização no interior do estabelecimento municipal, além de higienização e lavagem no entorno.

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) tem feito a distribuição de máscaras para os cidadãos. Além disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) tem fiscalizado os estabelecimentos situados nas imediações do Mercado do Peixe, com uma interdição e três autuações em peixarias nos arredores, por causar aglomeração.

A orientação é de que os cidadãos colaborem com as ações municipais, seguindo todas as orientações dos agentes para evitar a transmissão da Covid-19 neste momento crítico da pandemia.