Pela terceira semana consecutiva, o bairro de São Caetano continua apresentando índices altos de casos positivos para a Covid-19. Da última segunda-feira (5) até ontem (8), 53% dos 562 testes feitos para a detecção da doença no bairro, ou seja, 301 pessoas, testaram positivo para o novo coronavírus.

Desde o início da retomada de testes rápidos na localidade, em 22 de março, até esta sexta-feira (9), foram realizados 2.482 testes – destes, 1.213 tiveram resultado positivo (49%). A testagem está sendo feita na quadra poliesportiva, situada na Rua Manoel Fernandes, até o próximo dia 19. São distribuídas 150 fichas diariamente, a partir das 7h, e a coleta começa às 8h.

O vendedor Raimundo Borges, de 55 anos, foi uma das pessoas que tiveram o diagnóstico positivo para a Covid-19 na manhã desta sexta-feira (9) em São Caetano. Ele estava sem sintomas e fez o teste apenas por curiosidade. Após o diagnóstico, recebeu orientação para manter o isolamento. “Eu estou muito surpreso, porque não estava sentindo nada e eu tenho uma filha com diabetes em casa. Agora vou ter que permanecer no quarto”, disse.

A cabeleireira Jucélia Silva, de 51 anos, também foi fazer o exame essa manhã depois que teve contato com a filha que estava com Covid-19. “Eu achei o exame tranquilo, sem muita espera. Agora vou aguardar o resultado, porque se eu estiver com a doença, eu posso me cuidar melhor e evitar passar para outras pessoas. Eu acho que o que fez os casos aumentarem aqui no bairro foi, justamente, a falta de cuidado. Pessoas andando sem máscara, algumas festas de paredão. Agora é hora de se preservar”, contou.

Para Fábio Mota, secretário de Cultura e Turismo e coordenador das ações de proteção à vida, a população precisa se conscientizar, usar a máscara e manter o distanciamento social. “A Prefeitura está fazendo a parte dela. Nós aumentamos a quantidade de ruas higienizadas em São Caetano e aumentamos também a poligonal de limpeza de ruas e lavagem. Já distribuímos mais de dez mil máscaras no bairro e continuamos fazendo os testes rápidos. Agora a população precisa fazer a sua parte, se conscientizar de que São Caetano hoje é o local com maior número de casos positivos de coronavírus em Salvador”.

Outros locais – Além de São Caetano, Brotas, Pernambués, Fazenda Grande do Retiro, Paripe e Liberdade estão com medidas de proteção à vida e de contenção à doença. Em Brotas, foram registrados 4.639 casos positivos entre os 17.454 testes realizados. Pernambués teve 2.243 positivos em 10.848 testes realizados; Fazenda Grande do Retiro segue com 2.243 casos positivos e 6.621 testes realizados; Liberdade já teve 1.508 resultados positivos entre os 5.452 testes realizados e Paripe conta com 826 casos positivos e 2.410 testes realizados.

A distribuição de máscaras, orientação dos moradores e a higienização das ruas, além do atendimento do Cras Itinerante e das equipes de abordagem social, também são medidas adotadas pela Prefeitura nos bairros para a contenção da transmissão do coronavírus.

Teste – O teste rápido para detecção da Covid-19 é feito através de punção digital (furo no dedo). O resultado do exame é encaminhado até as 18h do mesmo dia por meio de uma mensagem de texto para o número de celular informado pelo cidadão. Em caso de resultado positivo para o coronavírus, a pessoa é orientada a fazer o isolamento e a contraprova. Por meio do teste é possível identificar se a pessoa já teve a doença e se ainda está com ela.