Após uma temporada no Parque São Bartolomeu, na Avenida Suburbana, o Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, iniciou o atendimento à população da localidade do Novo Horizonte, nesta terça-feira (4). Diariamente, são realizados 15 procedimentos de segunda a sexta, das 8h às 13h. O equipamento está atendendo no estacionamento da Escola Municipal Novo Horizonte.

As castrações podem ser agendadas no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou presencialmente nos postos de saúde da rede municipal. O proprietário ou responsável deve levar o próprio RG e CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada. No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Por conta da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração.

“A castração prolonga a vida do animal e faz o controle populacional, além de previnir doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, explicou Tainara Ferreira, diretora da Diretoria de Proteção Animal (Dipa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Esse ano, mesmo com as dificuldades apresentadas na pandemia, foram realizadas mais de 5 mil cirurgias gratuitas através da rede municipal. Além do bairro de Novo Horinzonte, outro Castamóvel segue com o atendimento no bairro de Piatã.