A estratégia de vacinação contra a Covid-19 em Salvador se estenderá para todos os agentes de segurança pública e trabalhadores da limpeza urbana acima de 18 anos, a partir de amanhã (18). O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (17), durante entrega do novo Terminal da Barroquinha. Na ocasião, o gestor falou sobre o esforço do município para inclusão de novos públicos na mobilização e sobre o acompanhamento dos números da pandemia na cidade.

“Nossa expectativa é, até quinta (20), ter vacinado todo o público mais vulnerável e os trabalhadores das áreas essenciais. Vamos defender na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que possa ser aprovada a vacinação por idade, para que a gente possa vacinar quem tem 59 anos para baixo, de forma decrescente”, explicou Bruno Reis.

Dessa forma, acrescentou o chefe do Executivo municipal, a campanha de imunização em Salvador deverá ser mais fluida. “Hoje perdemos mais tempo conferindo se a pessoa tem direito a receber a vacina do que fazendo as aplicações. Pela estrutura que temos, não éramos para termos fila”, reforçou ele.

Bruno Reis também fez um apelo para que a população mantenha os cuidados para coibir o crescimento do número de casos do coronavírus. “Preciso fazer um alerta para a cidade. Os números nesse final de semana aumentaram de forma expressiva. Amanhecemos com 79% de ocupação de leitos de UTI e 12 pessoas aguardando por vaga de terapia intensiva – na sexta passada (14) só havia um paciente. Também há um número crescente de pacientes aguardando leitos de enfermaria: temos 16. Então, precisamos cada vez mais nos cuidar”, disse.

O prefeito não descartou a chegada de uma terceira onda da pandemia, não apenas em Salvador como no Brasil. “Aconteceu no mundo. Faço apelo para que não tenhamos que adotar novas medidas de isolamento social. Tomamos as decisões sempre acertadas, por mais duras que elas fossem, principalmente na área econômica. Precisamos nos cuidar. Se os números continuarem crescendo, se tiver risco de colapso na rede de saúde, não hesitaremos em tomar as medidas necessárias para preservar a cidade da terceira onda”, concluiu.

Mutirão – Foi destacado, ainda, o balanço do mutirão de vacinação no fim de semana, que levou 28h ininterruptas e conseguiu aplicar mais de 50 mil doses contra a Covid-19 – tanto da primeira quanto da segunda dose – nos postos montados através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e que funcionaram das 8h de sábado (15) às 12h do domingo (16). “Agradeço a todos os 1,5 mil vacinadores e aos demais envolvidos nesse processo, fazendo com que Salvador continue sendo uma das cidades que mais vacinam no país”, finalizou o prefeito.