Além do teste rápido para detecção da COVID-19, através da amostra de uma gota de sangue colhida na ponta do dedo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adotou um tipo de teste rápido que avalia a secreção retirada do nariz. O novo procedimento, que tem resultado divulgado em meia hora após a coleta, é aplicado nas blitze realizadas em parceria com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), e também no bairro de São Marcos, onde as medidas regionalizadas contra o coronavírus e de proteção à vida passaram a vigorar desde o último sábado (6). 

A SMS avalia a ampliação da técnica para os demais cinco bairros com isolamento total - Beiru/Tancredo Neves, Paripe, Fazenda Grande do Retiro, Pernambués e Periperi -, podendo ainda estender às localidades de Itapuã e São Caetano, que passaram a ter, a partir desta quarta-feira (10), medidas mais rígidas de isolamento. 

O novo kit de diagnóstico funciona programando o sistema CRISPR (pequenas porções de DNA), que tem a capacidade de identificar determinadas sequências genéticas para detectar um fragmento do material genético do Sars-CoV-2 com a coleta de fluidos através de um cotonete colocado no nariz. Se o material genético do vírus for encontrado, uma enzima CRISPR gera um brilho fluorescente. 

De acordo com a sanitarista da SMS e membro do Centro de Operações Emergenciais e Saúde, Helena Lima, o grande diferencial do teste que colhe a secreção do nariz é que ele pode indicar o resultado pouco tempo após o contágio. “Caso a pessoa esteja nos primeiros dias, ela já tem uma carga suficiente para o diagnóstico através deste exame. Já o teste com a gota de sangue geralmente tem precisão nos casos em que as pessoas já estão com sintomas e em fase mais avançada da doença, a partir do oitavo dia”, explica. 

Dados - Segundo Helena Lima, o exame tem sido feito nas blitze realizadas diariamente na cidade com motoristas que são parados e submetidos ao procedimento, caso apresentem sintomas. Além disso, também estão sendo realizados no bairro de São Marcos, desde o último sábado (6). 

De sábado até hoje, um terço das pessoas testadas, apresentaram resultado positivo. Somente nesta segunda-feira (8), foram aplicados 150 testes rápidos, incluindo a coleta de sangue no dedo e o exame da secreção nasal. Do total, 44 pessoas testaram positivo no bairro de São Marcos.