Entre março e maio, os três primeiros meses da pandemia de coronavírus, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), realizou 16 mil abordagens sociais e um total de 1.136 acolhimentos nas unidades destinadas à população em situação de rua e pessoas em condição de vulnerabilidade.

Para dar suporte a essa parcela mais carente da população, foram criadas nove novas Unidades de Acolhimento Emergenciais (UAE), que se somam às 12 Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) já existentes, totalizando 1.371 vagas.

Como parte das ações emergenciais para essa parte da população mais necessitada, a gestão pública implantou, ainda, cinco pontos de distribuição de refeições gratuitas, com lavanderia móvel e banheiro. Os abrigos e unidades institucionais possuem alimentação, atendimento médico e psicossocial, higiene, conforto e segurança, no intuito de que os cidadãos possam sair da condição de rua e evitem o contágio da doença.

Assim como nas outras unidades, os assistidos são encaminhados através do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) ou através das equipes de abordagem social, depois de passar por avaliação médica. Assim que chegam ao local, recebem máscaras e álcool em gel e todos os cuidados oferecidos pelas equipes multidisciplinares que atuam nas unidades.

“Continuaremos trabalhando para garantir direitos, resgatando a dignidade e a autonomia das pessoas em situação de rua. A assistência à população em situação de rua tem sido prioritária para a Secretaria de Promoção Social durante a pandemia. Além de criar nove novas unidades que foram somadas às que já existiam, implantamos pontos de distribuição de refeições gratuitas, com lavanderia móvel e banheiro para a população que mais precisa de cuidados”, explica a secretária. Além de todo esse suporte, a Sempre oferta também o suporte para a retirada de documentos pessoais e o acesso aos benefícios sociais.

Ações mais recentes - Somente em abril, a Prefeitura entregou duas Unidades de Acolhimento Emergencial (UAE). Uma delas em Roma, com atendimento a 56 pessoas, e outra na Liberdade, localizada no Largo Guarani, com capacidade para 80 pessoas, incluindo mulheres com filhos.

Confira a lista das principais unidades de acolhimento:

Unidade de Acolhimento Emergencial (UAE) – Coutos

Público Alvo – Famílias

Endereço – Rua. da Fraternidade, S/N, Fazenda Coutos.

Unidade de Acolhimento Emergencial (UAE) - Roma

Público Alvo – Casais

Endereço Largo de Roma - Cidade Baixa

Capacidade: 56 pessoas

Unidade de Acolhimento Emergencial (UAE) - Liberdade

Público Alvo: Homens e Mulheres

Endereço: Rua Possidônio Dias Gomes, 2, no Largo Guarani - Liberdade

Capacidade: 80 pessoas

UAI – AMARALINA (Inaugurada em março/2020)

Público Alvo – Idosos

Visconde de Itaboraí, nº 02 A, CEP. 41.900-020, Amaralina

Capacidade: 50 pessoas

ADRA UNIDADE IV – Calçada (Inaugurada em março/2020)

Unidade de Acolhimento Emergencial

Público Alvo – Homens e Mulheres

End. – Travessa Bom Gosto, 10 /12 A, Calçada.

Capacidade: 160 pessoas

ADRA UNIDADE I – Barbalho I

Público Alvo – Homens

End. – Rua Thales de Freitas 180, Barbalho, CEP-40301 – 12001, em frente ao teatro ICEIA.

ADRA UNIDADE II – Barbalho II

Público Alvo – Homens e Mulheres

End. – Rua Brigadeiro Freitas, 157, Barbalho (Antiga ladeira do Arco)

ADRA UNIDADE III – Barris III

Público Alvo – Homens e Mulheres

End. – Rua Conselheiro Spínola, nº 02 – Barris, CEP: 40.007-130 (próximo a Delegacia do Idoso)

ASPEC UNIDADE I – Ribeira

End. Avenida Visconde de Caravelas, nº 150, Bairro – Ribeira, CEP 40.420 – 160

ASPEC UNIDADE II – Pituaçu

Endereço – Rua Lagoa Bela, nº 146 A, Bairro – Pituaçu, CEP 41.741 – 180

ASPEC UNIDADE III – Boca do Rio

Público Alvo – Casal

Endereço –  Rua Otávio Mangabeira, nº 14 – Boca do Rio (Ao lado do Hotel Praia dos Artistas) Bairro – Pituaçu, CEP 41.706-840

ASPEC UNIDADE IV – Ribeira

Público Alvo – Casais

Endereço: Rua Visconde de Caravelas, nº 152 - Ribeira, CEP 40.420 – 160 (Ref: enfrente a Prefeitura Bairro/ Biblioteca Municipal)

ASPEC UNIDADE V – Itapuã

Público Alvo – Famílias

End. Avenida Visconde de Caravelas, nº 152,

CASA DAS PÉROLAS – Coutos

Público Alvo – Mulheres com filhos

Endereço – Rua da Fraternidade, S/N, Fazenda Coutos.