Diante da suspensão das aulas da rede municipal devido à pandemia da Covid-19, o professor de teatro da Escola Municipal do Beiru, Alexandre Geisler, resolveu criar um canal no YouTube. Intitulada "Vem, que tem história", a iniciativa é uma extensão do projeto de contação de histórias e mediação de leitura, desenvolvido na instituição desde o ano passado.

Para entreter os alunos e continuar estimulando o hábito pela leitura durante o período de isolamento social, o docente resolveu gerar conteúdo virtual sobre as histórias que tinha preparado para esse ano e que seriam contadas no pátio da escola. Com menos de um mês de criado, o canal já tem 130 inscritos e pode ser acessado no endereço www. youtube. com/ channel/ UCbOII1ZOKZNBC0idyK29tNA.

Para engajar as publicações, foram criados o Instagram (www. instagram. com/ vemquetemhistorias) e Facebook (www. facebook. com/ vemquetemhistorias), que servem ainda como espaço de interação. “Tenho recebido um bom retorno das mães e dos colegas através das redes sociais”, afirma Geisler, que dá aulas de teatro a sete turmas do Ensino Fundamental I da escola. No total, a Escola Municipal do Beiru atende a 675 alunos em três turnos de funcionamento.

O material que está no canal é inspirado em histórias de escritores como Daniel Munduruku, Kiusam de Oliveira, André Neves, Celso Sisto e Ilan Brenman, artistas que relatam nas obras a trajetória dos ancestrais africanos, indígenas e contos da cultura popular. A criação do canal contou com total apoio da gestora da escola, Alexa Prado, que foi uma grande entusiasta do projeto desde o início. “Nesse momento de isolamento social, ela tem feito o papel de grande compartilhadora do conteúdo que tenho postado no canal, fazendo com que ele chegue às famílias dos nossos alunos”, afirma o professor.

A leitura e a contação de histórias são consideradas como ferramentas essenciais na formação educacional de crianças e jovens. “Sou contador desde 2011 e venho desenvolvendo pesquisa de conteúdo afro-brasileiro e da cultura popular que são, inclusive, o tema das histórias que veiculamos uma vez por semana. Ler faz parte da vida. Então, para mim, apreciar bons livros e boas histórias é imprescindível para nossa existência. Abre horizontes e nos permite experimentar e perceber o meu mundo e o mundo dos outros. E, a partir disso, refletir e transcender”, conclui Geisler.