Os bairros que passam por medidas restritivas para diminuir os riscos de proliferação do coronavírus recebem, também, um pacote de ações sociais para dar suporte aos moradores que estão em situação de vulnerabilidade por conta da crise causada pela pandemia. Até o início desta segunda-feira (15), equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) já realizaram 33.995 mil atendimentos nas comunidades que receberam as iniciativas.

O Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) foi responsável por 27.797 atendimentos. A ação visa identificar famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social com direitos violados e construir processo de saídas das ruas, possibilitando condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) também se deslocou para os bairros onde foram realizadas as restrições e foi acionado em 3.392 oportunidades. Além de verificar o perfil de famílias e indivíduos que estejam em situação de risco para a concessão de benefícios sociais e dar suporte na retirada de documentos pessoais, os Cras atuam na orientação e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Além da abordagem social e dos serviços dos Cras, a Sempre distribuiu 2.328 cestas básicas para instituições localizadas nos bairros e outros 478 atendimentos foram relacionados ao Cadastro Único. De acordo com a secretária da Sempre, Juliana Portela, o pacote de ações nos bairros protege moradores que estão passando por dificuldades causadas pelo coronavírus.

“Nossas medidas estão chegando a pessoas, que passaram a estar em situação de vulnerabilidade social por causa da crise econômica gerada pela pandemia. Por isso, nossa atuação é essencial nesse momento tão delicado para assistir essa população com as ações sociais, garantido direitos e, sobretudo, salvando vidas”, afirmou.