Entre as medidas adotadas pela Prefeitura em prol dos autistas está a flexibilização no uso de máscaras

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), realiza ações especiais para atender e garantir os direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), grupo mais vulnerável ao coronavírus. O conjunto de inciativas é articulado, acompanhado e executado pela Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD), órgão gerido pela pasta.

No total, já foram entregues mais de 23 mil cestas básicas e mais de cinco mil kits de limpeza e higiene pessoal a alunos da rede municipal, público em geral e organizações sociais que atendem pessoas com deficiência, inclusive exclusivamente com TEA.

Para potencializar e estimular as doações, a Sempre realizou o projeto Drive Thru Solidário, visando arrecadação de alimentos e materiais de limpeza. A Prefeitura também lançou a campanha “Doa+Salvador”, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, instituição vinculado à Sempre, e com a startup baiana SolidarEasy.

Apelo - Outra decisão importante que atendeu a pleito das famílias refere-se à flexibilização da utilização de máscaras por pessoas com autismo. A medida foi autorizada pelo prefeito ACM Neto através do decreto de número 32.461.

A ação leva em consideração as características mais frequentes nas pessoas com TEA, que é a reatividade sensorial, a texturas, objetos ou qualquer contato externo com a pele. Com isso, a utilização de máscaras se torna inviável para grande parte deste público, tendo em vista a sensação de desconforto, dor e sofrimento, podendo desencadear crises graves.

Além disso, a Sempre organizou a divulgação da cartilha com informações gerais e específicas para pessoas com deficiência e com doenças raras nesses tempos de pandemia, lançada pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

De acordo com a secretária da Sempre, Juliana Portela, as ações refletem o cuidado e respeito da gestão municipal com o público autista. “A Prefeitura tem um olhar inclusivo, enxerga e atua, sobretudo, nesse momento da pandemia, reforçando as ações para atender as necessidades e garantir os direitos das pessoas com deficiência”, afirmou.

Para o diretor da UPCD, Wagner Andrade, é importante ter ações articuladas respeitando a diferença do público. “Autismo não é doença, é uma condição. Por isso, a pessoa com autismo deve ser respeitada por sua diferença, como parte integrante da diversidade humana”, pontuou.

Data - O Dia Mundial do Orgulho Autista começou a ser celebrado em 2005, por iniciativa de um movimento de pais das pessoas com autismo, nos Estados Unidos. Eles comemoraram o sucesso na intervenção terapêutica com os filhos. A data foi replicada no Brasil e tem como principal bandeira o combate ao preconceito e o respeito às diferenças. No país, há cerca de dois milhões de pessoas com TEA. Em Salvador, estima-se que o número é de 45 mil.