Em mais de três meses de pandemia da Covid-19 em Salvador, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) vem, desde o início, intensificando as ações voltadas às pessoas em vulnerabilidade social. Nesse período, foram mais de 500 mil ações sociais realizadas, dentre elas 43 mil atendimentos nos bairros que passam ou passaram por medidas restritivas, e 68.091 pessoas atendidas nas abordagens sociais e Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Nos pontos de distribuição de quentinhas, foram 354.582 refeições entregues. Mais de 60 mil cestas básicas foram doadas e registrados 30.156 atendimentos nos Centros Pops, com 1.737 acolhimentos. Com mais de R$25 milhões pagos, oriundos dos cofres municipais, o Salvador por Todos beneficia 38.271 trabalhadores informais e autônomos da cidade.

Para a secretária da Sempre, Juliana Portela, as ações contínuas refletem o trabalho humanizado com aqueles que mais precisam. “Mais do que um número, o trabalho da secretaria é refletido em pessoas acolhidas, assistidas e protegidas. Estamos todos os dias nas ruas para garantir as necessidades básicas daqueles que mais foram afetados nessa crise econômica e social. Além disso, a história individual de cada pessoa é respeitada por todos os técnicos da Sempre, e isso faz toda diferença na função da assistência social”, revela.

Busca ativa – O atendimento e assistência realizados pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) buscam identificar famílias e/ou indivíduos em situação de risco e com direitos violados, além de promover o acesso à rede de proteção, serviços e benefícios socioassistenciais. Já o Cras Itinerante tem se deslocado para diversos bairros da capital, onde identifica o perfil de famílias e indivíduos que estejam em situação de risco para a concessão de benefícios sociais e dar suporte na retirada de documentos pessoais.