Os moradores de IAPI e adjacências têm uma antiga demanda concretizada nesta quinta-feira (25), em parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado: a Unidade de Saúde da Família do bairro. Além de atendimento médico e odontológico, a estrutura, situada na Rua Delmiro São Pedro, 255, na comunidade conhecida como Brongo, também deverá entrar na rede de combate à Covid-19 com utilização da telemedicina, através do Salvador Protege.

A entrega do equipamento foi realizada na manhã de hoje com as presenças do prefeito ACM Neto e do governador Rui Costa, além dos secretários municipal e estadual de saúde, Leo Prates e Fábio Villas-Boas, respectivamente, e imprensa. Com investimento de R$3,5 milhões, a UBS IAPI foi construída pela gestão estadual e será administrada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O prefeito ressaltou que esta é a décima unidade de saúde da família – a terceira em parceria com o governo estadual – entregue desde o início da pandemia, em março. "Esta unidade está sendo entregue em boa hora, até porque está localizada em um distrito sanitário que apresenta alta densidade populacional, vejam que há dificuldade de terreno disponível, e que temos olhado com bastante atenção para expandir o atendimento básico de saúde", relatou ACM Neto.

O gestor ainda completou que a UBS IAPI vai integrar a rede Salvador Protege. Até o fim de julho, todas os postos de saúde municipais vão oferecer o serviço de telemedicina para rastreamento e acompanhamento dos casos de coronavírus na cidade, com atendimento por telefone ao paciente a cada 48h.

O governador salientou que a entrega das unidades básicas de saúde vem acontecendo também na região metropolitana de Salvador e faz parte do planejamento estadual de investir na atenção básica. "Temos a convicção de que, na área da saúde, quando se investe em prevenção, você evita que as pessoas tenham complicações mais sérias e precisem ir parar na emergência de um hospital. Um sistema de saúde forte na base significa menos pessoas demandando intervenções de alta complexidade”, avaliou Rui Costa.

Funcionamento – Cerca de 450 pessoas deverão ser atendidas diariamente na unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O corpo técnico é composto por três equipes de saúde da família e outras três de saúde bucal, além de agentes de saúde e apoio administrativo.

Com a implantação da nova unidade, aproximadamente 12 mil pessoas que residem em 24 localidades do Distrito Sanitário da Liberdade serão beneficiadas. A unidade prestará assistência a moradores que residem nas localidades da Baixa de Quintas, Bairro Guarani, Baixa dos Frades, IAPI, Barros Reis, Caixa D’Água, Cidade Nova, Curuzú, Estrada da Rainha, Freitas Henrique, Japão, Jardim Eldorado, Jardim Joana D’Arc, Jardim Vera Cruz, Lapinha, Liberdade, Nova Divinéia, Pau Miúdo, Pero Vaz, Queimadinho, Rocinha do IAPI, Santa Mônica, Sertanejo e Sieiro.

Estrutura e serviços – Serão oferecidos serviços de saúde, através dos programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. A unidade prestará serviços e atendimento nas áreas de Saúde da Criança; Saúde do Adolescente; Saúde da Mulher; Saúde do Homem; Saúde do Adulto; Saúde do Idoso e Saúde Bucal.

Além disso, a UBS contará com serviços complementares como sala de curativo; coleta de material para exames laboratoriais; vacinação; realização de visita domiciliar; marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no município; dispensação de medicamentos básicos; confecção do Cartão SUS (2ª via); acompanhamento do Programa Bolsa Família e acolhimento com classificação de risco.

Avanço – A melhoria da saúde naquela localidade cresceu significativamente. Em dezembro de 2012, a cobertura da atenção primária no Distrito Sanitário da Liberdade era de 23,4%. Em junho de 2020, alcançou 41,8%, demonstrando um incremento de aproximadamente 78,8%. Em sete anos e meio, Salvador saltou de 104 para 342 equipes de Saúde da Família plenamente consistidas