Restaurantes populares e escolas de dança também poderão retomar atividades

Em mais uma etapa da retomada das atividades na cidade, a Prefeitura autorizou hoje (25), mediante respeito a protocolos sanitários, a reabertura dos parques públicos e praças municipais (algumas estavam fechadas), já a partir de segunda-feira (28). No dia 5 de outubro, também irão reabrir os restaurantes populares administrados pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) em São Tomé de Paripe e Pau da Lima.

Em coletiva virtual realizada na manhã de hoje, o prefeito ACM Neto anunciou ainda liberação de aulas de dança, desde que não haja contato físico, a partir desta segunda (28). O protocolo setorial prevê demarcação no chão dos locais reservados aos alunos e professores, para garantir o afastamento mínimo de 1,5m; uso de máscara o tempo inteiro; e proibição de ensaios, coreografias e apresentações que gerem contato físico ou redução do distanciamento social. O horário dessas aulas é o mesmo dos demais cursos livres, das 10h às 22h, de segunda a sábado.

Regras - Em relação aos parques administrados pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) - da Cidade (Itaigara) dos Ventos (Boca do Rio) e Lagoa dos Pássaros (Stiep) -, o protocolo setorial determina o funcionamento de segunda a sexta, exceto feriados, das 6h às 17h, sem limitação de pessoas, mas com distanciamento mínimo de 1,5m entre os frequentadores. Fica proibido o comércio de ambulantes. Antes da reabertura, os funcionários e terceirizados precisam ser submetidos a testes para Covid-19.

O uso de máscara é obrigatório durante todo o tempo de permanência nos parques, inclusive durante a realização de atividades físicas, que estão liberadas em caráter individual ou em duplas, respeitando o distanciamento de 1,5m entre as pessoas. Os equipamentos, academias de ginástica, brinquedos infantis e anfiteatros devem permanecer fechados.

Atividades que gerem aglomerações estão proibidas nos parques, como piqueniques, rodas de conversa, eventos, shows, atividades esportivas em grupo, visitas coletivas (a exemplo de excursões de qualquer natureza).

Alimentação - Em relação aos restaurantes populares, eles podem reabrir a partir do dia 5 de outubro, de segunda a sexta, das 11h às 14h, com acesso gratuito enquanto durar a situação de emergência (em tempos normais, a refeição custa R$1). Antes da reabertura, todos os funcionários e terceirizados devem ser testados para Covid-19.

As mesas devem ter ocupação máxima de quatro pessoas. O distanciamento social mínimo é de 2m entre os assistidos, quando estes estiverem sem máscara, no momento da refeição. Os funcionários dos restaurantes que preparam os pratos devem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Vale lembrar que, desde o início da pandemia, os restaurantes estão funcionando como pontos de distribuição de alimentos, sem permissão de acesso para refeição no local. Até o momento, a Sempre já distribuiu, desde março, mais de 560 mil refeições.

Um canal comunicação simples, direto e de fácil acesso. Assim é a plataforma virtual Meu Benefício, lançada pela Prefeitura nesta quinta-feira (20), na Associação Comercial da Bahia (ACB), no Comércio. Estiveram presentes na ocasião o prefeito ACM Neto e a titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Juliana Portela, corpo técnico e imprensa.

O site vai disponibilizar informações sobre os benefícios eventuais socioassistenciais pagos pelo município, como os auxílios moradia, viagem, emergencial e natalidade. Ao acessar o endereço www. meubeneficio. salvador. ba. gov. br , o beneficiário vai informar o número do CPF e receber as informações sobre qual benefício está disponível, o valor e em qual data e banco poderá ser sacado, assim como os critérios para a concessão dos auxílios.

“É uma ferramenta muito simples e que vem ajudar as pessoas nesse período de enfrentamento à pandemia. No entanto, o objetivo é torná-lo permanente para auxiliar as pessoas mais pobres, evitando que elas tenham que sair de casa para ter acesso a essas informações”, afirmou ACM Neto.

Demanda - Além da pesquisa, é possível encontrar respostas sobre dúvidas frequentes, além de contatos do setor responsável pelo serviço. De acordo com a secretária da Sempre, Juliana Portela, o uso desse canal vai dinamizar a intensa busca de informações pela população, que não terá mais a necessidade de enfrentar longas filas ou, ainda, comparecer em dias ou a agências bancárias erradas.

“Atualmente, temos cerca de 10 mil cadastrados em benefícios eventuais da Prefeitura, que são auxílios financeiros destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com o site, o cidadão consulta e confere, até mesmo através do celular, se o benefício já está disponível no banco, evitando deslocamentos desnecessários principalmente neste período de isolamento social”, complementou a secretária.

O atendimento presencial para as pessoas que não têm acesso à internet está mantido e funciona na Avenida Jequitaia, 62, Calçada, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), às 9h às 15h.