Mais uma etapa de distribuição de cestas básicas pela Prefeitura vai ajudar famílias, atendidas por 53 instituições em Salvador, que passam por situação de dificuldade extrema devido à pandemia de Covid-19. Nesta quinta-feira (9), foram distribuídos 453 itens – sendo 230 cestas e 223 kits de higiene – aos assistidos pela Apae na capital baiana.

A entrega foi feita pela manhã na sede da entidade, em São Joaquim, com as presenças do prefeito ACM Neto, da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Juliana Portela, e do presidente da Apae, Delvan Evangelista. A iniciativa é parte integrante da estratégia da Prefeitura, adotada desde o início do novo coronavírus na cidade, de apoiar instituições que prestam assistência a pessoas com deficiência, pessoas com doenças raras e imunossupressoras, e idosos.

"Nesse sentido, já foram concedidas 40 mil cestas básicas a essas entidades. Hoje está sendo feita essa entrega na Apae, porque sabemos o quanto é difícil esse momento de pandemia para essas crianças e adolescentes de 2 a 16 anos, e essa ação acaba fazendo toda a diferença no enfrentamento a esta situação. A ideia é continuar com essa iniciativa enquanto durar a pandemia", explicou ACM Neto.

De acordo com a secretária da Sempre, as cestas básicas são uma ajuda importante para aqueles que estão em situação de extrema vulnerabilidade. “Com a suspensão dos atendimentos presenciais, as famílias passaram a ficar em casa e precisam desse suporte. Em momento algum a Prefeitura deixou de dar esse amparo a elas”, salientou Juliana Portela.

“A gente tem que agradecer essa parceria com a Prefeitura não apenas com as cestas básicas, mas também em outras necessidades da Apae e que contam com o amparo municipal para que possamos tocar nossa missão”, afirmou Derval Evangelista.

Uma das ações é o termo de colaboração entre a Apae e a Sempre para a oferta de serviço de proteção social especial de média complexidade para pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A outra parceria possibilitou a implantação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) no Subúrbio 360, em Coutos, que já realizou cerca de 17 mil procedimentos e 8 mil atendimentos a 6,9 mil pacientes em um ano e meio.

Números – A primeira doação feita à Apae foi fruto da campanha Drive Thru Solidário, que destinou 230 cestas básicas, 830 itens de higiene e 192 itens de limpeza. De março até junho, através da Sempre, já foram entregues às 53 instituições mais de 6,3 mil cestas básicas; 15,6 mil itens de higiene; e 7,4 mil itens de limpeza.