Dez novos leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes com Covid-19 foram abertos na manhã de hoje (22) no Hospital Salvador, localizado no bairro da Federação. Contratados pela Prefeitura no combate à pandemia, eles se juntam aos 14 leitos clínicos para o novo coronavírus que já funcionavam na unidade de saúde.

"Esses leitos de UTI se somam a outros que começamos a abrir na semana passada, a exemplo dos dez novos do Hospital Municipal de Salvador, aos 20 da segunda tenda do hospital de campanha da Avenida Paralela (Luiz Viana Filho) e aos 25 que entram em operação na unidade de emergência da Arena Fonte, para os quais o município cedeu os respiradores e vai custear a operação. Outros dez novos leitos de UTI também serão abertos nos próximos dias no Hospital Sagrada Família", disse o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Leo Prates.

No caso do Hospital Salvador, o investimento da gestão municipal foi de cerca de R$1 milhão na contratualização dos leitos. Agora, a Prefeitura soma 208 leitos apenas de UTI contratados exclusivamente para combater o novo coronavírus "Não estamos poupando esforços para ampliar o número de UTIs exclusivas para tratar pacientes com a Covid-19, tanto dentro da estratégia prioritária de salvar vidas quanto a de garantir a retomada das atividades econômicas, religiosas e culturais na cidade já a partir desta sexta-feira (24). A meta é baixar cada vez mais a taxa de ocupação nas UTIs", frisou Leo Prates.

O secretário contou que a estratégia de ampliação vai continuar. No próprio Hospital Salvador, por exemplo, estão previstos mais 14 leitos de UTI até agosto. No Sagrada Família, além dos dez que serão implantados nos próximos dias, mais 10 estão previstos para agosto. Isso será fundamental para Salvador alcançar os percentuais de ocupação de UTIs necessários para ingressar também nas fases dois e três da retomada das atividades.