Mais do que um auxílio, o Salvador por Todos é atualmente um suporte fundamental na vida de trabalhadores informais da capital baiana que sofrem as consequências da pandemia do novo coronavírus. Por conta disso, o benefício de R$270 foi estendido pela segunda vez e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), começa a pagar nesta terça-feira (04) a quinta parcela do programa.

Em junho, após três parcelas pagas, o prefeito sancionou a legislação municipal que prorrogou o Salvador por Todos pelo mês de julho e autorizou a possibilidade de ampliação do auxílio para agosto e setembro. A concessão do benefício nos dois últimos meses depende da avaliação dos reflexos do coronavírus na capital baiana. No caso de agosto, essa concessão foi confirmada na semana passada pelo prefeito ACM Neto.

A secretária da Sempre, Juliana Portela, explicou que reuniões diárias são realizadas por toda a equipe da Prefeitura a fim de avaliar tecnicamente os dados e o impacto da crise sanitária dos pontos de vista econômico e social em Salvador.

“Estudamos todos os números e entendemos que esse benefício ainda é muito importante para os trabalhadores informais e suas famílias. O prefeito ACM Neto tem sido muito sensível na compreensão de que as ações sociais nesse período tão difícil são fundamentais e vitais para a população de Salvador”, declarou Juliana Portela.

Pioneirismo - A capital baiana foi pioneira na implantação de um benefício social pago em dinheiro e com recursos próprios durante a pandemia. O Salvador por Todos começou a ser pago em março, antes todas as cidades brasileiras e do próprio auxílio emergencial do governo federal. Até agora, o município já investiu mais de R$24,5 milhões no suporte dado aos trabalhadores informais da cidade.

O benefício é pago a baianas de acarajé, ambulantes, feirantes, camelôs, barraqueiros, baleiros, guardadores de carro, recicladores, taxistas, motoristas de aplicativos e mototaxistas – no caso dos três últimos, com idade superior a 60 anos, de acordo com as listas de cadastrados encaminhadas pelas secretarias responsáveis por autorizar cada atividade.

Os saques podem ser realizados nas agências da Caixa, atendendo a um calendário cuidadosamente elaborado para evitar a ocorrências de filas e aglomerações. Os pagamentos começam nesta terça (04), contemplando os profissionais com nomes iniciados com a letra "A", e segue até o dia 17.

A consulta sobre a liberação de pagamento da parcela pode ser realizada no site www. salvadorportodos. salvador. ba. gov. br, através da verificação do CPF ou Número de Identificação Social (NIS).

Confira o cronograma de pagamento:

* Trabalhadores com nomes iniciados com a letra A: pagamento a partir de terça-feira (4/8);

* Trabalhadores com iniciais B, C ou D: saque a partir de quarta-feira (5/8):

* Trabalhadores com iniciais E: retirada na quinta-feira (6/8);

* Trabalhadores com iniciais F, G, H ou I: saque a partir de sexta-feira (7/8);

* Trabalhadores com iniciais J: pagamento a partir de segunda-feira (10/8);

* Trabalhadores com iniciais K e L: retirada a partir de terça (11/8);

* Trabalhadores com iniciais M: saque na quarta-feira (12/8);

* Trabalhadores com iniciais N, O, P e Q: pagamento a partir de quinta-feira (13/8);

* Trabalhadores com iniciais R: pagamento a partir de sexta-feira (14/8);

* Trabalhadores com iniciais S, T e U, V, Y, X, Z, K, W: pagamento a partir de segunda-feira (17/8).