A amamentação é muito importante para o bebê em seus primeiros meses de vida. O leite materno é composto por água, proteínas, gorduras, vitaminas e açúcares, tudo o que o bebê precisa para crescer e se desenvolver de forma saudável. Por estes motivos, e para conscientizar, proteger e diminuir os níveis de mortalidade infantil, celebra-se o Agosto Dourado. 

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as mães ficam com receio ou com dúvidas se devem continuar amamentando seus filhos normalmente, e se há possibilidade de transmissão da doença através desse ato de amor. 

Michele Sacramento, subcoordenadora da Atenção Materno-Infantil da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta as mães para que mantenham alguns cuidados com a higienização quando estiver amamentando a criança. “Até o momento, não há evidência científica que comprove que seja impossível a mãe amamentar nesse período de Covid-19. A orientação que se tem é manter as mãos limpas, que evite falar, tossir ou espirrar enquanto amamenta, para que as gotículas de saliva não cheguem ao bebê”, explica. 

A campanha é utilizada para que a população entenda o valor e a importância da amamentação. Dessa maneira, orienta e apoia as mulheres que desejam amamentar. “O leite materno fortalece o sistema imunológico. Há estudos apontando que a amamentação feita nos seis primeiros meses de vida do bebê tem efeito protetor para possíveis doenças respiratórias e para internações. Ou seja, essas crianças têm menos probabilidade de se internarem do que aquelas que não amamentam por esse período”, diz a profissional de saúde. 

Pré-natal - Além de conscientizar as mães sobre a importância da amamentação, também deve-se destacar a importância das consultas do pré-natal. As futuras mães devem ter o acompanhamento de especialista desde o início da gravidez até o período do parto. As consultas do pré-natal servem para acompanhar, prevenir e diagnosticar precocemente doenças que podem aparecer durante a gestação. Para apoiar as mulheres e oferecer um melhor atendimento, todas as Unidades de Saúde da Família realizam pré-natal. 

Devido à Covid-19, o acompanhamento acontece de forma presencial e remoto, alternados entre médicos e enfermeiros. Como forma de prevenção, as consultas feitas presencialmente acontecem com intervalo entre um paciente e outro. “Quando a gestante for para a consulta, ela deve utilizar máscara de proteção individual e lavar as mãos após tocar em objeto. Além disso, fazer uso do álcool em gel. Mas, lembrar que também deve manter suas mãos sempre lavadas e evitar retirar a máscara em ambiente na unidade”, informa a ginecologista Sandra Marques, da rede municipal. 

Movimento – A campanha do Agosto Dourado foi sancionada no país em 2017, sob a lei n° 13.435. Estabelece agosto como mês de aleitamento materno. A cor dourada foi escolhida por representar um alimento de qualidade ouro para bebês e crianças.