Antes mesmo da inauguração oficial, o terceiro posto de distribuição de refeições instalado pela Prefeitura, desta vez no fim de linha da Barroquinha, já atraía diversas pessoas em situação de vulnerabilidade social na manhã desta quarta-feira (13). Ao saírem do local com o almoço e o kit lanche em mãos, o sentimento era de alívio e agradecimento pelo que, para muitos daqueles cidadãos, é a única alimentação feita no dia, principalmente neste período de pandemia provocada pela Covid-19.

Entregue pelo prefeito ACM Neto, ao lado do vice Bruno Reis e da titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, a estrutura é mais ampla, organizada e ágil para a distribuição de, no mínimo, 500 refeições diárias.

Os novos postos de distribuição de refeições – que já foram entregues também em Itapuã e Barris – substituem os que funcionavam nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop). O próximo a ser entregue está situado no bairro de Pau da Lima, para atender à população do miolo da cidade.

“Começamos esta distribuição em parceria com o Movimento População de Rua da Bahia na própria sede da entidade, no Pelourinho, e depois expandimos para os Centros Pop. No entanto, esses espaços são limitados e já estavam formando aglomerações, situação que vai contra o decreto municipal. Sendo assim, surgiu essa proposta de novos locais, mais amplos e confortáveis, para que as pessoas pudessem retirar ou fazer as refeições com mais ordenamento e segurança”, explicou ACM Neto.

Estrutura – Os novos postos de distribuição de refeições possuem toldos, grades para organização de filas, álcool em gel, pias com torneiras e sabão para higienização. O acesso ao local só pode ser feito com a utilização de máscara, distribuída logo na entrada pela equipe da Sempre. Assim como nos Barris, a unidade da Barroquinha possui, ainda, um contêiner-banheiro com chuveiros para uso exclusivo de pessoas em situação de rua diariamente, das 8h às 17h.

A quentinha entregue contém dois carboidratos (arroz ou macarrão e feijão), além de proteína, salada e suco. Além do almoço, o assistido também leva um kit lanche, com fruta, sanduíche, biscoito e suco. “A entrega de mais um ponto como este reforça o quanto foi acertada a decisão de distribuir as refeições em espaços maiores, fazendo com que os assistidos utilizem o serviço de forma segura”, destaca a titular da Sempre, Ana Paula Matos.

Solidariedade – A ocasião também foi marcada pela entrega de mais de 100 quilos de alimentos, como parte do montante arrecadado pela campanha promovida pela Guarda Civil Municipal (GCM), intitulada #LogísticaDoBem. De acordo com o inspetor-geral do órgão, Marcelo Silva, a intenção é possibilitar que as pessoas possam fazer a doação sem sair de casa.

A meta é recolher, até o dia 6 de julho, mais de uma tonelada de donativos para distribuição a famílias carentes que sofrem com os impactos sociais e econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. Os itens podem ser doados na sede da GCM, na Avenida San Martin; nas bases do órgão situadas no Pelourinho e Barra; e em qualquer viatura da corporação que esteja circulando pela cidade. Todo o montante é encaminhado posteriormente para a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), responsável pela distribuição à população.