A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) iniciou, nesta quinta-feira (3), as fiscalizações dos clubes sociais, cujo funcionamento foi retomado no dia 1° deste mês, por determinação do prefeito ACM Neto. Neste primeiro dia foram vistoriados dois clubes sociais, para verificar e fiscalizar se os estabelecimentos estavam cumprido as determinações de segurança sanitária, como a higienização e limpeza de ambientes e plataforma e a disponibilização de álcool em gel. Os estabelecimentos vistoriados estavam cumprindo os protocolos. 

“Desde o começo da pandemia estamos com as fiscalizações diárias em todas as áreas da cidade, em três turnos. Ou seja, manhã, tarde e noite. Com a reabertura dos clubes, vamos continuar com o nosso foco, principalmente para averiguar se todos estão seguindo os protocolos.”, afirmou o diretor de Fiscalização da Sedur, Átila Brandão Junior. 

Regras - Os clubes sociais só podem abrir para a realização de práticas esportivas, individuais ou em dupla, com exceção daquelas que exijam contato físico. Aulas também estão liberadas, desde que em áreas abertas, com limite de dez alunos, duração máxima de 50 minutos e respeitando o distanciamento social de 1,5 m. 

A realização de qualquer tipo de evento está proibida nesses espaços, que devem redobrar a atenção com a higiene e limpeza de ambientes e plataformas de contato. Além disso, a temperatura dos colaboradores, prestadores de serviço e frequentadores precisa ser aferida e aqueles com 37,5° ou mais devem ser direcionados para o acompanhamento adequado de saúde. Totens de álcool em gel 70% para devem ser disponibilizados no acesso aos clubes e nos locais de grande movimento. Fica proibido o uso de bebedouros em áreas comuns e cada frequentador deve levar utensílios como copos, garrafas, toalhas e óculos de natação, sem compartilhá-los. 

A prática de esportes de alto rendimento está permitida, desde que sejam obedecidas as medidas de distanciamento mínimo de 1,5 m entre todas as pessoas envolvidas, quando usando máscaras, e de 2 metros, quando não estiverem utilizando o item de segurança, sendo essa última situação exclusiva para atividades aquáticas. 

No caso do uso da piscina, deve ser mantido um distanciamento mínimo de 2 metros entre os alunos na água e em todos os momentos em que estiverem sem máscara. Além disso, cada raia só pode ser utilizada por um aluno, e a higienização de balizas, escadas, corrimões e bordas precisa ser feita constantemente. 

“Os clubes estão liberado parcialmente. Ou seja, apenas para prática de atividades físicas, seguindo os protocolos e regras. Infelizmente esse não é o momento de ‘curtir’ a parte social do clube ou a piscina. A partir deste momento, vamos intensificar mais ainda as fiscalizações para a segurança de toda a população, basta todos seguirem as orientações, para que a coletividade ganhe e que a gente consiga vencer essa doença.”, destaca o diretor de Fiscalização da Sedur.