O Teatro Gregório de Mattos (TGM) é palco de um projeto que será realizado de forma colaborativa e participação virtual do público de todo o país. O musical antropofágico melodramático afro-diaspórico-tupiniquim NAU, como definem os diretores Daniel Arcades e Thiago Romero, terá a iniciativa e o portal lançados oficialmente nesta quarta-feira (7), às 16h30, em evento transmitido ao vivo pelo site projetonau. page. link/youtube.

Entre as presenças confirmadas, além dos próprios diretores, estão atores do elenco, o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, bem como contribuições on-line do ator Luiz Carlos Vasconcelos e da coreógrafa Ana Paula Bouzas.

Selecionado pelo edital Fábrica de Musicais – Ano II, da FGM, NAU está em fase de montagem e reúne oficinas gratuitas e espetáculo musical. A história gira em torno de personagens historicamente ignorados da construção social brasileira que voltam ao país em uma barca com mais 11 mil espíritos para um acerto de contas.

“Vamos contar uma história que vai além do tema da peça em si e passa também pela forma de fazê-la. Será uma experiência. E o nosso convite é para que o público perceba como estamos descobrindo este formato e acompanhe uma espécie de making of teatral”, explica Arcades.

Atividades virtuais – Devido à pandemia, o projeto foi inteiramente reformulado e agora será realizado virtualmente, por meio do portal www. projetonau. art. br. Nos meses de outubro e novembro acontecem diversas atividades on-line, gratuitas e abertas ao público, e incluem a realização de seminário, oficinas formativas em teatro e música, rodas de conversa e saraus. Para algumas delas haverá inscrições prévias pelo próprio portal.

Em outubro, as atividades serão orientadas por nomes importantes do cenário nacional como os atores globais Luiz Carlos Vasconcelos e Luis Miranda e a coreógrafa Ana Paula Bouzas. Em novembro, participam Elísio Lopes Jr., Jarbas Bittencourt e Moacyr Gramacho, entre outros.

O musical resultante desse processo criativo está previsto para estrear em dezembro e unirá cenas ao vivo no palco do TGM e cenas gravadas previamente, em uma experiência híbrida entre as linguagens do Teatro e do Audiovisual. “Estamos trabalhando incessantemente para não fazer apenas uma adaptação do projeto, e sim para criar algo especialmente para o formato”, completa Romero.

NAU tem realização da Via Press Comunicação e do Teatro da Queda. A montagem original contará com orientação cênica do ator da TV Globo Luiz Carlos Vasconcelos e da coreógrafa Ana Paula Bouzas, além de direção de produção de Paula Hazin.

Seminário – NAU será oficialmente lançado durante o Seminário “E o musical baiano, o que é?”, um dos eventos que compõem o calendário de ações do projeto até a estreia do espetáculo. Realizado presencialmente no Teatro Gregório de Mattos e transmitido ao vivo pelo canal oficial do projeto no YouTube, o evento segue virtualmente na quinta (8) e sexta-feira (9), às 19h, reunindo gestores públicos e artistas em um convite a repensar o teatro musical na Bahia.

Primeiros passos – O pontapé de NAU foi dado em janeiro, com o chamamento para uma oficina de imersão que contou com cinco dias de atividades para o trabalho de corpo, voz, leitura e criação coletiva. Com inscrições abertas e gratuitas, a etapa foi um convite para aqueles interessados em fazer parte do elenco do musical.

Ao todo, foram 287 inscritos e, destes, 101 selecionados para as audições individuais e atividades de canto e grupos vocais – ministradas por Jarbas Bittencourt em parceria com Kadija Teles e Angelo Rafael – e corpo, com Edeise Gomes, Luana França e Vânia Silva. Ao final da oficina, 50 participantes compuseram a etapa de construção coletiva, conduzida pelos diretores Thiago Romero e Daniel Arcades.

O elenco final do espetáculo foi conhecido virtualmente em março e inclui 15 atrizes e atores entre nomes novos e outros já conhecidos da cena baiana. Dentre eles estão Thiago Almasy, Denise Correa e Diogo Lopes.