A corrente do bem em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social em Salvador para minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19 ganhou mais uma ação de peso: a doação de materiais de higiene encaminhada pelo Unicef à Prefeitura, destinada principalmente a crianças, adolescentes e familiares carentes. A iniciativa foi apresentada à imprensa pelo prefeito ACM Neto e pela coordenadora do escritório do Unicef na Bahia, Helena Oliveira, durante coletiva virtual realizada nesta segunda-feira (25).

A medida é parte integrante da Plataforma dos Centros Urbanos – Vozes da Cidade, realizada em parceria entre o organismo internacional e a gestão municipal desde 2013, com o intuito de contribuir para a redução das desigualdades que afetam a vida das crianças e adolescentes na capital baiana.

Captada com parceiros da iniciativa privada, esta primeira etapa da doação engloba 100 mil sabonetes e 10 mil kits de higiene – compostos por fraldas descartáveis, detergente, álcool em gel, creme dental e sabão em pedra. O montante será distribuído através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

Com a presença também do vice-prefeito Bruno Reis e das secretárias da Sempre, Ana Paula Matos, e da SPMJ, Rogéria Santos, o prefeito ressaltou ser essencial a parceria de Salvador com instituições internacionais, a exemplo do Unicef. “A Prefeitura sempre valorizou e entendeu a importância desse trabalho com as instituições internacionais, através da convivência e do compartilhamento de informações, assim como na busca de conhecimento que essas entidades possuem de sobra. Agradeço pela parceria e iniciativa da Unicef nesta ação”, disse ACM Neto.

“Este ano, priorizamos os focos em ações de emergência, entendendo também emergências na área da saúde que possuem impacto na área socioeconômica para crianças, adolescentes e familiares em situação de extrema vulnerabilidade. Sendo assim, estamos fazendo esse direcionamento de doações com empresas nacionais para atendimento a esse público”, explicou Helena Oliveira.

A coordenadora do Escritório do Unicef na Bahia ressaltou também que estão previstas, ainda, doações em conjunto com instituições de apoio à primeira infância e de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, famílias chefiadas por mulheres negras, população quilombola, baianas de acarajé e mestres de capoeira, que são exemplos de populações em situação de vulnerabilidade.