A pandemia de coronavírus mexeu também com o calendário de festas religiosas de Salvador. Nesta terça-feira (8), dia da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, não será feriado. Isso porque Salvador e mais oito municípios baianos tiveram antecipação das datas para o mês de maio, quando os governos municipal e estadual decretaram uma semana de feriados, em um esforço de tentar baixar a taxa de contágio da Covid-19. 

As datas comemorativas 24 de junho, São João, e de 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, previstos na Lei Municipal nº 1997, de 1967, foram antecipadas, de forma excepcional no ano de 2020, para os dias 26 e 27 de maio. 

Até a comemoração sofreu alteração. A festa que seria nesta terça (8) aconteceu no domingo (6). Em vez da tradicional missa campal seguida de procissão e festejos profanos, a celebração foi composta de uma missa com início às 8h e carreata, que saiu da frente do Santuário próximo às 10h e percorreu a orla da capital da Barra até o Imbuí. 

Alterações no calendário – Em maio, a decisão da alteração dos feriados para promover uma semana de isolamento foram anunciadas em conjunto pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, e pelo governador Rui Costa. A medida teve o objetivo de reduzir a taxa de transmissão do novo coronavírus e diminuir o ritmo de ocupação dos leitos clínicos e de UTI.

Além de Salvador, houve a antecipação de feriados em Lauro de Freitas, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Candeias, Camaçari e Jequié. Os pontos facultativos relacionados a esses feriados também foram suspensos.