No último final de semana, a Prefeitura realizou 899 testes rápidos para detecção da Covid-19 em Brotas e Pituba. Entre as pessoas testadas, 140 apresentaram resultado positivo para a doença, sendo 101 delas em Brotas e 39 na Pituba. Desde que as medidas de prevenção foram retomadas nesses dois bairros, na última quarta-feira (2), 1.484 pessoas já foram testadas e 251 tiveram resultado positivo.

A testagem tem previsão inicial de duração para até esta terça-feira (8). Diariamente, está sendo feita em unidades volantes situadas no final de linha de Brotas e na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, com início a partir das 8h. O diagnóstico da doença ajuda a evitar que o vírus seja transmitido para outras pessoas.

O procedimento é feito através de uma punção digital (furo no dedo) após o paciente fazer um cadastro, e o resultado é encaminhado até as 18h do mesmo dia por meio de mensagem de texto para o celular da pessoa. Em caso de resultado positivo para o coronavírus, o cidadão é orientado a fazer o isolamento e a contraprova.

Outras ações – Além dos testes, equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) fazem a desinfecção das ruas da Pituba e de Brotas com carro-pipa e agentes de limpeza com pulverizadores costais, com solução de hipoclorito de sódio e água. A Prefeitura-Bairro de cada região também está distribuindo máscaras de proteção para a população.

Unidades – Além das ações nos bairros, a população pode fazer o teste em postos de saúde e em todas as 40 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da cidade. Desde o início da pandemia, a SMS realizou 223.205 testes para detecção da doença até hoje. De acordo com dados obtidos no portal da Transparência da SMS, há 100.651 casos confirmados da doença na capital baiana, entre os quais 96.865 casos já estão curados.