Em mais uma ação para ampliar a rede de atendimento no tratamento de pacientes com coronavírus, a Prefeitura entregou, nesta quarta-feira (23), 50 leitos clínicos e 10 de UTI. As novas vagas foram contratualizadas junto ao Hospital Santa Clara, no Itaigara, após chamamento público e foram apresentadas durante entrevista coletiva com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice Bruno Reis e do titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

O hospital possui ampla estrutura e já passa a receber, a partir da tarde de hoje, pacientes regulados de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O investimento para manter as instalações será de R$ 2.048 milhões por mês. “Assim que começamos a perceber indícios do início de uma segunda da Covid, determinei a minha equipe para começamos os esforços na reabertura dos leitos específicos para pacientes com a doença. Estabeleci como meta chegarmos no patamar igual ao que era ofertado pela Prefeitura no auge da pandemia”, explicou ACM Neto.

O prefeito ressaltou que até esta sexta-feira (25) serão entregues mais 10 leitos de terapia intensiva no Hospital Evangélico da Bahia, em Brotas, e que até a primeira semana de janeiro de 2021 a capital baiana terá à disposição o total de 50 vagas reabertas de UTI.

“Decidimos pela reabertura dos leitos, desenhando estratégia diferente do primeiro semestre, já que não contamos mais com a tenda um e dois do Wet ‘n Wild. Portanto, ficarão faltando apenas 20 leitos de UTI para que a rede assistencial administrada pelo município chegue ao mesmo número do que havia na cidade”, disse ACM Neto

Esforço conjunto - Graças aos esforços conjuntos entre a Prefeitura e o governo do Estado, acrescentou ACM Neto, Salvador nunca passou por situação de colapso no sistema público de saúde: “Não houve, até agora na capital baiana, um paciente que tenha precisado de atendimento nas UPAs e tenha encontrado portas fechadas, assim como também não teve nenhum episódio de pessoas que morreram porque não encontraram vagas nos hospitais”, afirmou o prefeito.

“Nossa mais importante meta estabelecida logo no início da pandemia foi não poupar esforços para implantar vagas necessárias. Mas a pergunta que fica é: a recomposição de todos leitos para atender à demanda dessa segunda onda será suficiente? Estamos vivendo um ritmo muito maior de crescimento da Covid-19 agora do que tínhamos visto no primeiro semestre”, acrescentou o chefe do Executivo municipal.

Medidas restritivas - ACM Neto advertiu, ainda, que Salvador pode voltar a ter medidas restritivas mais duras para conter a disseminação da doença, caso os índices de transmissão continuem altos. Só para se ter uma ideia, ontem (22), a taxa de ocupação alcançou 75% nos leitos de UTI e 81% nos de enfermaria.

Para o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, a colaboração da população é essencial para coibir o avanço da doença. “Não estamos poupando esforços para salvar vidas, mas o poder público precisa do apoio de cada cidadão. Cada um pode praticar quatro gestos que ajudam nessa guerra contra o coronavírus, que são: usar máscara, higienizar as mãos, manter distanciamento social e evitar aglomeração".

Parceria - Durante a entrega dos 60 novos leitos no Hospital Santa Clara, o prefeito ACM Neto anunciou que a Prefeitura destinará recursos para a manutenção de instituições que cuidam de pacientes com deficiência na capital baiana.

“Durante a pandemia, muitas entidades não puderam exercer regularmente os serviços porque são presenciais. Desse modo, pedimos para que essas instituições desenhassem uma estratégia de teleconsulta para acompanhar o paciente que necessita fazer reabilitação à distância”, disse. “Serão investidos R$900 mil reais para remuneração das teleconsultas realizadas. Isso irá assegurar as despesas básicas desses locais, garantindo a sobrevivência dessas entidades que estavam sem receitas”, concluiu o prefeito.