A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizará, nesta quarta-feira (20), a partir das 17h, a fiscalização dos protocolos sanitários contra o coronavírus na Arena Fonte Nova. O estádio será palco da partida entre Bahia x Athlético Paranaense, que terá início às 18h, válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A fiscalização nos estádios da capital baiana acontece desde o início da atual temporada do Brasileirão, tanto na série A quanto na B. Na ação, os agentes monitoram as medidas de proteção estabelecidas para a realização dos jogos, que foram definidas em conformidade com as recomendações dos órgãos de saúde.

"Até então, houve pequenas irregularidades que foram sanadas ainda durante as vistorias dos fiscais, a exemplos de reposicionamento dos álcool em gel ou utilização de máscaras constante dos jogadores no banco de reserva. Mas praticamente todos estão atendendo os protocolos", explica o coordenador de Fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas.

As medidas de segurança servem para coibir a disseminação da Covid-19 e devem ser cumpridas por atletas, membros das comissões técnicas, funcionários e colaboradores - não é permitido público nos estádios. “Iremos verificar diversas exigências, entre elas, se haverá mediação de temperatura na entrada da Fonte Nova, disponibilidade de álcool em gel, distanciamento social adequado”, acrescenta o gestor.

Protocolos - O protocolo para realização de partidas de futebol dispõe de diversas regras. Uma delas é que todos os indivíduos serão submetidos ao controle de temperatura corporal antes de adentrar o estádio. Os responsáveis pela aferição deverão utilizar máscaras, protetores faciais de uso individual (face shields), aventais descartáveis e luvas. Em caso de temperatura acima de 37,5º C, o indivíduo será impedido de acessar a área sensível de competição, devendo ser imediatamente encaminhado para avaliação médica.

Além disso, ao entrar no campo de jogo, os atletas deverão respeitar a distância de um metro, sem a presença de crianças, mascotes ou representantes de campanhas publicitárias ou institucionais. Não é permitida a troca de camisas ou demais peças do uniforme entre atletas da mesma equipe ou da equipe adversária

A troca de flâmulas após o sorteio de início da partida é proibida, assim como beijar a bola em qualquer fase do jogo. No banco de reservas, todos, inclusive atletas, deverão respeitar o distanciamento de um metro, utilizar máscaras e/ou protetores de uso individual.