Salvador passa a ter 90 mil doses da vacina CoronaVac e, assim, vai ampliar a imunização também para profissionais da saúde que estão atuando nas medidas de proteção à vida realizando testagens rápidas para detecção da Covid-19 em diversos bairros de Salvador. A vacinação deste público já começa a partir da próxima segunda-feira (25).

A informação foi dada pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (22), durante apresentação das novas ferramentas de acesso aos serviços municipais e do novo sistema de acompanhamento de processos previdenciários, no Hub Salvador, no Comércio. “Em um momento como esse, em que a vacina se tornou o bem mais desejado e mais necessário pra qualquer cidade, é uma boa notícia. Com isso, podemos ampliar o público prioritário”, declarou o prefeito.

Com o anúncio, serão contemplados os trabalhadores que atuam nas ações de medida de proteção à vida, colaboradores das 67 unidades básicas de referência do Salvador Protege (unidades que estão fazendo as testagens rápidas) e os profissionais que fazem parte do grupo de trabalho do Inquérito Epidemiológico.

O chefe do Executivo municipal explicou que a inclusão da categoria na primeira fase do plano de vacinação contra o novo coronavírus foi possível após o Governo do Estado ter sinalizado ao município que poderá utilizar todas as cerca de 45 mil doses do imunizante encaminhados para capital baiana na primeira remessa. A gestão estadual informou que já reteve o quantitativo das doses de reforço para assegurar a imunização completa dos indivíduos que tomaram a primeira aplicação, já que a proteção do indivíduo é garantida após as duas doses (com intervalo de 14 dias entre elas). A medida segue a recomendação técnica do Ministério da Saúde.

“Quando o Estado nos enviou as doses, entendemos num primeiro momento que deveríamos reter a dose de reforço para garantir os dois ciclos de imunização. Isso nos permitiria vacinar nesse momento cerca de 23 mil pessoas. Durante reunião na tarde de ontem [21], a gestão estadual explicou que já reteve as doses de reforço destinadas para Salvador, o que nos permitirá ampliar a categoria de trabalhadores de saúde que está atuando na linha de frente no enfrentamento da pandemia no nosso município”, destacou o titular da SMS, Leo Prates.