Foi cantarolando “Deixa a vida me levar, vida leva eu”, do cantor Zeca Pagodinho, que Vanísia Leal de Araújo, de 102 anos, comemorou a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta terça-feira (2), no drive-thru do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris. O trecho da música faz jus à longa trajetória de vida da idosa – antes da pandemia, levava uma rotina bastante ativa e, agora, impossibilitada de se reunir com os filhos e netos e de frequentar a igreja e restaurantes, beirou à depressão.

Ao saber que seria vacinada, dona Vanísia não escondeu a ansiedade. Segundo a filha, Carmem Leal, a idosa ria à toa e separou até uma roupa nova, especialmente para o momento. “Minha mãe gosta de estar sempre rodeada de pessoas. Tirar isso dela a fez quase ficar deprimida. Ela não queria sequer abrir os olhos, foram dias de horror”, contou.

Carmen alerta que o momento ainda exige cautela. “Mas saber que já existe uma vacina e que minha mãe já teve acesso à primeira dose, nos alivia do peso do que antes parecia impossível acontecer”, revelou.

Outra idosa bastante animada com a imunização foi dona Maria da Glória dos Santos, de 96 anos. Ela, que chegou cedo ao 5º Centro de Saúde ao lado da filha, Janete, era só felicidade ao receber a dose da vacina contra o novo coronavírus. “Tô muito emocionada e mais motivada ainda para chegar aos 100 anos”, falou baixinho.

Escalonamento – A vacinação escalonada contra a Covid-19 dos idosos a partir de 90 anos, residentes de Salvador, foi iniciada hoje e segue até o domingo (7), em quatro pontos de imunização exclusivos: os drive-thrus do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, e no Atacadão em Fazenda Coutos; além das salas de vacina da Unidade de Saúde da Família (USF) Plataforma e também no 5º Centro. A expectativa é imunizar cerca de 7,8 mil idosos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Vacina Express – Idosos com 90 anos ou mais, preferencialmente os acamados ou com dificuldade de locomoção, poderão solicitar a vacina domiciliar pelo site www.vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br, serviço online que já está disponível. As equipes volantes terão a capacidade de atender até 70 atendimentos domiciliares por dia, priorizando a tabela definida pelas idades. 

Cadastro – Caso o nome do idoso não esteja na lista, ele ou o responsável poderá fazer o cadastramento no 5º Centro de Saúde. É necessário levar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Se o idoso estiver presente, já recebe de imediato a dose.