Uma das estratégias para agilizar a vacinação contra Covid-19 do público prioritário em Salvador tem sido a instalação de postos drive-thru. E para ordenar as filas de veículos que costumam se formar nestes locais, 60 agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuam na operação, de forma colaborativa com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“Desde o início da pandemia estamos atuando nas ações de combate à propagação do coronavírus. No processo de vacinação, nós focamos, principalmente, os locais onde ocorrem a imunização no sistema drive-thru, dando total apoio às equipes de saúde e à população. Ou seja, continuamos nos esforçando para preservar vidas, só que, agora, de outra forma”, disse o titular da Transalvador, Marcus Passos.

A gerente de Educação para o Trânsito da autarquia e coordenadora do Comitê Vida no Trânsito, Miriam Bastos, explica que a operação realizada no ordenamento das filas tem natureza educativa. "Os agentes estão preparados para o diálogo e acolhimento das pessoas neste momento tão difícil. Até então, não tivemos nenhuma ocorrência de problemas de desobediência acerca das ordens emanadas pelos profissionais," disse.

Caso ocorram situações de desobediência que afetem a circulação geral e possam ferir os princípios legais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Miriam explica que os agentes poderão notificar os condutores, com base no artigo 195 do CTB.  "Desobedecer às ordens emanadas da autoridade competente de trânsito é uma infração grave, com penalidade cabível de multa no valor de R$195,23", afirmou.

A imunização, no esquema de drive-thru, está sendo realizada no Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Cabula), Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (Brotas), Vila Militar (Dendezeiros), Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), 5º Centro de Saúde Clementino Fraga (Barris), Parque de Exposições (Paralela), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Unijorge Paralela e USF San Martin III.