Os quatro Pontos de Atenção à Urgência em Salvador, voltados para pacientes com quadro clínico mais leve para a Covid-19, já somam 1.055 atendimentos desde que iniciaram a assistência à população, na última quinta-feira (11). Instalado pela Prefeitura, o serviço funciona nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Pirajá, Itapuã, Imbuí e IAPI.

Os locais, administrados pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (Fabamed), funcionam em regime ininterrupto, ou seja, 24 horas. As estruturas permitem a ampliação da capacidade de atendimentos à saúde na cidade, além de ajudar a desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os gripários.

“Estamos com equipes especializadas e preparadas para o acolhimento dessas demandas. O Ponto de Atenção às Urgências foi planejado, montado e aparelhado especialmente para atender as situações de urgência e emergência, garantindo uma assistência qualificada e resoluta por parte dos profissionais de saúde”, destacou a diretora geral da Fabamed, Cláudia Carvalho.

Números – Primeira a funcionar neste perfil, a UBS Pirajá atendeu, até a manhã desta terça-feira (16), 505 pacientes. Desse total, 456 estavam com sintomas gripais, 18 testaram positivo para Covid-19 e 189 aguardam resultados RT-PCR.

Já na UBS Itapuã, entre sábado (13) e terça-feira (16), 356 pessoas foram atendidas com sintomas gripais. Entre elas, 107 positivaram para o coronavírus e 16 aguardam resultado RT-PCR.

Nas UBS Imbuí e IAPI, em 24h após o início dos trabalhos nas unidades, 194 pessoas foram atendidas até a manhã desta terça (16). Do total, 29 tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19.