A Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou mais de 4,5 mil abordagens em estabelecimentos como supermercados e similares, em um ano de pandemia da Covid-19. A intenção foi verificar o cumprimento de protocolos sanitários com os produtos essenciais comercializados em serviços ligados à alimentação.

Somente neste mês de março, período de medidas mais restritivas na cidade, a Visa realizou aproximadamente 500 inspeções em supermercados. O critério escolhido pelo órgão foi fechar o cerco para possíveis práticas ilícitas nesses locais de circulação de pessoas para conter disseminação do vírus com possíveis aglomerações.

“O foco é garantir segurança da população justamente no momento em que o coronavírus alcançou o nível mais preocupante na cidade. Os serviços essenciais têm por obrigação mostrar exemplo em cumprir os itens previstos pelos protocolos, como álcool gel, barreiras sanitárias, entre outras orientações que são determinadas. Um estabelecimento que se preocupa em oferecer qualidade sanitária para o cliente, contribui para reduzir a curva de infecção na cidade”, disse o subcoordenador da Visa, Raoni Rodrigues.

Demais vistorias – Nesta quinta-feira (25), a Vigilância Sanitária segue com as ações de rotina em mercados, padarias, açougues e drogarias em diversos bairros da cidade. Já na sexta-feira (26), será a vez das clínicas de radiodiagnóstico. Em caso de irregularidades constatadas, o cidadão pode ligar para o Fala Salvador, no número 156, ou registrar o fato através do site www.falasalvador.ba.gov.br.