Um levantamento realizado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) aponta que 94% dos usuários aprovam o serviço prestado pelos cinco pontos de distribuição de refeições espalhados em Salvador. De acordo com os dados, 56,7% dos entrevistados consideram "bom", 37,3% "ótimo" e 6% "regular".

Sobre a qualidade da refeição oferecida, 50,7% responderam bom, 22,7% ótimo, 16% regular. Indagados sobre a qualidade do atendimento, 58,3% consideram bom, 33,3% ótimo e 7,7% regular.

A pesquisa de satisfação foi realizada no período de 16 a 19 de agosto, com 300 pessoas. O objetivo é coletar informações que possibilitem avaliar a qualidade dos serviços prestados nas bases de entrega de alimentação na capital baiana.

Os dados também revelam ainda o perfil dos assistidos, sendo 71,3% do público masculino e 28,7% feminino. Os idosos representam 34% e as pessoas com algum tipo de deficiência, 21,7%.

Aproximadamente 32% dos que utilizam os pontos de entregas de refeições já são assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 8% pelos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop).

A secretária da Sempre, Juliana Portela, disse que o levantamento contribui para direcionar e fortalecer as políticas públicas realizadas pela secretaria durante e pós-pandemia. “É satisfatório ver que nossas ações surtem efeito na vida das pessoas que mais precisam e estão sendo bem aceitas. As que estão em vulnerabilidade, com certeza, são as mais afetadas com a crise causada pelo coronavírus. Por isso, diariamente, estamos pensando em ações com olhar inclusivo para este público”, afirmou.

Durante a pandemia, os centros criados para ofertar as quentinhas ao público em situação de vulnerabilidade já distribuíram cerca de 480 mil refeições. Os pontos estão localizados nos bairros de Itapuã, Pau da Lima, Barris, São Tomé de Paripe e Barroquinha, e funcionam das 11h às 13h.