Para facilitar o acesso a informações sobre serviços de saúde como disponibilidade de medicamentos e vacinas nos postos da rede, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolveu em janeiro deste ano o aplicativo Vida + Cidadão. Desde que foi lançado, em janeiro deste ano, a ferramenta digital já possui mais de 35 mil downloads e 15 mil usuários ativos.

Também é possível realizar outras ações no aplicativo, como ter acesso ao cartão virtual do SUS, localizar unidades de saúde mais próximas e até mesmo avaliar o atendimento recebido. O Vida+ Cidadão está disponível tanto para sistema Android quanto para iOS (iPhone).

De acordo com o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação da SMS, Ariovaldo Júnior, o aplicativo possui diversas funcionalidades onde todos os cidadãos podem ter acesso através da palma da mão. O foco principal tem sido o cartão virtual do SUS e a visualização das farmácias disponíveis, o que facilita o usuário verificar em qual lugar tem o medicamento disponível ou farmácia mais próxima.

“Além disso, no app também é possível ver várias informações e detalhes, como acompanhar o histórico de saúde e avaliar a rede que recebeu o atendimento. Ou seja, é uma ação que surgiu para facilitar a vida de todos”, afirma o coordenador.

Todas as informações são atualizadas em tempo real. Para visualizar mais informações como histórico de atendimento dele na rede, o cidadão terá que ir a uma unidade de saúde mais próxima ou à Prefeitura-Bairro com o documento de identificação para autorizar o acesso. A medida ocorre para manter a segurança e sigilo dos dados.