O aperfeiçoamento da estratégia de vacinação contra Covid-19 em Salvador, desenvolvido pela Prefeitura, tem tornado cada vez mais rápida e eficiente a imunização do público-alvo na cidade. Esta semana, além da ampliação dos postos fixos e de drive-thru, também foi disponibilizado o filômetro – site de acompanhamento da demanda do público nos postos de vacinação, além da implantação da estratégia de aplicação das doses para idosos por turno, evitando assim grandes filas e tempo de espera. Toda essa estratégia envolve, aproximadamente, 1,5 mil profissionais.

O resultado dessas ações foram conferidas de perto neste sábado (6) pelo prefeito Bruno Reis, no campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em Ondina – um dos pontos de imunização de idosos acima de 78 anos. Também estiveram presentes na ocasião a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

“Está tudo bem organizado. Essa seleção feita daqueles que nasceram em janeiro a julho de 1942 se vacinarem na parte da manhã, e de agosto de 1942 a 6 de março de 1943 se vacinarem à tarde, permitiu que as pessoas pudessem ser imunizadas praticamente sem filas. Estamos felizes com o resultado do nosso trabalho e, com fé em Deus, vamos vencer mais um dia de enfrentamento à Covid-19”, declarou o prefeito.

Até as 13h20 de hoje, 4.547 idosos haviam sido vacinados com a primeira dose e a segunda dose havia sido aplicada em 2.669 pessoas – idosos e profissionais de saúde. Desde janeiro, mais de 161 mil cidadãos receberam a primeira dose e 47,8 mil pessoas, a segunda dose contra o novo coronavírus.

Assim como o campus da Ufba em Ondina, outros 32 postos estão em funcionamento neste sábado para vacinação contra o novo coronavírus, nas modalidades drive-thru – com mais de 160 baias – e fixo. No total, são 24 postos para aplicação da primeira e segunda dose para idosos a partir de 78 anos e os demais para segunda dose dos trabalhadores da saúde.

Antes de comparecer a um desses postos, é necessário verificar se o nome está na lista através do site www.saude.salvador.ba.gov.br . Caso não esteja, é necessário fazer a inscrição no site www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br . Para saber se um posto possui fila ou não, basta acessar o site www.filometro.salvador.ba.gov.br .

Além disso, 150 idosos acamados ou com dificuldade de locomoção são vacinados em casa hoje através do serviço Vacina Express, com agendamento prévio feito através do site www.vacinaexpress.salvador.ba.gov.br .

Pirajá – Também neste sábado, o prefeito Bruno Reis vistoriou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pirajá, que está sendo transformada em unidade 24h para atender casos inclusive de urgência e emergência. A medida visa desafogar a demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“É claro que, a depender da gravidade, o paciente será encaminhado para uma UPA ou um hospital. No entanto, com a ampliação desse atendimento na USF Pirajá, estamos aumentando a oferta, principalmente aos pacientes que estão nas UPAs precisando de regulação e que dependem de um leito de enfermaria. Com isso, estamos enfrentando a pandemia e a cada dia vencendo uma batalha que, com fé em Deus, sairemos vitoriosos no final”, declarou o chefe do Executivo municipal.