Para superar este período, considerado o mais crítico da pandemia de Covid-19 em Salvador, os serviços da Prefeitura têm funcionado de maneira a atender as demandas mais urgentes da população. Um exemplo disso são as dez unidades das Prefeituras-Bairro de Salvador que, após um mês do início das medidas restritivas na capital baiana, realizaram 17.685 atendimentos nesse período.

Em atenção ao momento vivido, os órgãos estão atendendo somente com hora marcada e, ainda assim, apenas os serviços considerados essenciais. São eles o Cartão SUS, dispensação de medicamentos e pré-cadastramento para vacinação de idosos residentes em Salvador que possuem cartão SUS de outros municípios.

Dentre os serviços realizados nesse período de restrição, o cartão SUS lidera os números, com 45,64%, seguido pela dispensação de medicamentos, com 31,60% e o pré-cadastramento de idosos, com 10,36%. O percentual restante se refere a atendimentos de outros serviços, agendados antes da vigência do decreto municipal.

Quanto aos estabelecimentos, a Prefeitura-Bairro da Barra/Pituba lidera a quantidade de atendimentos, com 3.386, equivalente a 19,15% do total. Em seguida estão a Prefeitura-Bairro de Itapuã com 2.646 serviços, ou 14,96% do total, e a de Valéria, com 2.153 atendimentos, ou 12,17% da totalidade.

“Nesse momento, a atuação das Prefeituras-Bairro é de extrema importância, já que executamos serviços diretamente ligados à saúde da população. Isso é fruto da dedicação de todos os servidores, que durante esse período delicado têm mantido um elevado número de atendimentos, sempre com qualidade e presteza ao cidadão”, ressalta o titular da Secretaria Geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Humberto Viana.

Moradora do Subúrbio, Denise Maria Souza atestou a qualidade do serviço prestado pelas Prefeituras-Bairro. “Agendei o serviço de atualização do cartão SUS no dia 19 de março, uma sexta-feira. Já na segunda-feira, dia 22 de março, fui atendida, inclusive antes do horário marcado. Resolvi tudo sem problemas aqui na Prefeitura-Bairro do Subúrbio”, declarou.

Agendamento – O cidadão pode agendar o atendimento para os serviços prestados pelas Prefeituras-Bairro através de três canais de comunicação: Um deles é o site Hora Marcada, no endereço horamarcada.salvador.ba.gov.br . Outra opção é o portal Fala Salvador, no site falasalvador.ba.gov.br , no qual também é possível solicitar diversas atividades municipais e acompanhar o andamento das demandas efetuadas.

Quem preferir, pode acessar ainda o canal de inteligência artificial no WhatsApp, que funciona todos os dias pelo número (71) 98392-3927. Ao primeiro contato, será necessário efetuar um cadastro com a atendente virtual Jana, que apresentará os locais, datas e horários disponíveis para agendar o serviço.